Projetos                                   Curriculares

​"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” Paulo Freire

A cada projeto  escolhido, trabalhamos os conteúdos de maneira interdisciplinar e prática, que inclui aulas em campo, contação de histórias, cozinha experimental, pesquisas, trabalho em grupo, debates, dramatização e muitas outras atividades. Ao final de cada semestre fazemos uma exposição, aberta aos familiares dos alunos, para apresentarmos parte do que foi trabalhado.

CESB - Responsabilidade Social:

Em parceria com a Escolas do Bem. Nós somos a 1ª Escola do Bem do Rio de Janeiro, assumimos o compromisso de ser uma escola do bem e de contribuir para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Esses objetivos estão relacionados ao pleno desenvolvimento da criança, principalmente durante a primeira infância (zero a seis anos), que é a fase mais importante e que merece toda a nossa atenção e afeto para a construção de bases sólidas. Nosso compromisso é com todos os públicos com os quais nossa escola se relaciona e vai muito além dos muros da escola. É simples de entender: Se queremos uma sociedade mais saudável, reduzir as doenças e melhorar a qualidade de vida, precisamos começar pelo início da infância.

CESB – Ações Sociais:
  • Páscoa Solidária: Campanha de doação de caixas de bombons e chocolates. Uma doce prova de carinho às crianças beneficiadas. 

  • Prova Solidária da Olimpíada: Essa é a prova que constitui maior peso na nossa competição olímpica. Cada ano é escolhido um tipo de arrecadação – agasalhos, alimentos não perecíveis, itens de higiene. Mais importante do que ganhar, é participar! 

  • Natal Solidário: As crianças entregam ao Papai Noel sua cartinha e um brinquedo novo para doação. Solidariedade é uma palavra que tem tudo a ver com o Natal.

Literário

 

Um projeto onde se desenvolve o prazer de ler desde a Educação Infantil, de forma lúdica e democrática.

 

Nele, o aluno terá oportunidade de escolher semanalmente um livro da biblioteca da turma, leva-lo para casa, compartilhá-lo com sua família, criticá-lo, analisá-lo e debatê-lo com seus colegas. Este é o primeiro passo para a criança perceber que ler, além de trazer conhecimento, traz também muito prazer.

 

Estes serão os primeiros passos necessários para que a criança sinta que ler, ouvir e contar histórias também é prazeroso.

Lanche Saudável

 

Com o objetivo de desenvolver, em toda comunidade educativa, uma reflexão e uma postura sobre “o que é ser saudável” e, por conseguinte, contribuir para uma mudança nos nossos hábitos de vida, instituímos a “5ª feira Saudável”.

 

Neste dia em especial, todos os alunos são estimulados a trazer frutas, alimentos integrais, iogurte, sucos, enfim, alimentos do gênero para o lanche.

Inglês para Crianças

 

O Kiddie Idiomas acredita que o domínio de mais de um idioma seja um fator integrador que diminui as barreiras linguísticas e facilita o entendimento entre as pessoas possibilitando maior comunicação entre elas e suas comunidades, já que o conhecimento de diferentes culturas favorece a tolerância – característica tão necessária ao mundo contemporâneo.

 

Sua proposta pedagógica prioriza a comunicação em inglês desde a primeira aula. Através de uma vivência contextualizada, com situações que fazem parte do dia a dia do aluno, e utilizando recursos lúdicos, é possível interagir utilizando a língua inglesa de forma natural e espontânea com a criança.

Educação Ambiental / Artes Plásticas

 

Como seria uma sociedade que incluísse o respeito ao meio ambiente e a todos nós?

 

A primeira leitura de mundo da criança é a natureza, então somos todos responsáveis por preservar este vínculo afetivo e saudável com sua casa chamada TERRA.

 

A educação ambiental que praticamos, perpassa pelo encantamento. Oferecemos as crianças a oportunidade de se conectarem com os reinos da natureza, fortalecendo a verdade de que fazemos parte de um todo. E isso só é possível quando conseguimos alcanças pelo coração!

Yoga para Crianças

As aulas de Yoga visam oferecer um clima de aprendizado que serve como um antídoto para que possam lidar com as situações estressantes do dia a dia, que os ajudam a lidar com seus desafios físicos, emocionais e mentais. Trazendo para ela um aumento da consciência corporal e o respeito de seus limites. Alguns dos benefícios dessa prática são: Desenvolvimento da coordenação motora, aumento da autoconfiança, controle das emoções, disciplina, diminuir a ansiedade e o estresse infantil, desenvolver a criatividade e imaginação e ensina a importância de viver no momento presente.

Musicalização Infantil

A linguagem musical no processo de ensino apresenta-se como instrumental metodológico e pedagógico de significativa importância, pois além das vantagens já colocadas, traz a sua natureza e caráter, a interdisciplinaridade com a qual se dinamiza todo o processo de ensino-aprendizagem

Educação Física/ Psicomotricidade

A prática na infância exerce impacto durante toda a vida, por isso, a importância de desenvolver atividades que auxiliem a psicomotricidade.

 

O estímulo de outras capacidades físicas nesta idade, bem como desenvolvimento psicológico e cognitivo deve ser de forma gradual, sendo realizada através de atividades que a criança goste. Quando a atividade é tratada como diversão há mais chances de conquistar a criança.